Matrimônio

“É o olhar característico do amor que toma pessoa sensível e atenta para perceber os sinais e demonstrações de afeto, por mais pequenos que sejam ou que aparentemente assim o sejam, fazem nascer no coração um fundamental sentido de reconhecimento em relação a vida, aos outros a Deus.”

Santo Agostinho

Orientações para o Casamento

Horários:
Terças, Quartas, Quintas e Sextas: 19h30m e 20h30m
Sábado: 11h00m, 16h30m, 17h30m, 18h30m, 19h30 e 20h30m
Aos domingos e segundas não realizamos casamentos
Feriados sob consulta
Capacidade da Igreja:
A Igreja Santo Ivo possui comodidade para 250 pessoas sentadas
No altar comporta 5 casais de cada, contatos com os pais

Procedimentos

O futuro casal primeiramente deve responder sobre a data e horário que vão se casar. Por isso é recomendável marcar com bastante antecedência a data do matrimônio. Recomendamos que o agendamento seja feito com até um ano e meio de antecedência, para evitar problemas de falta de datas ou horários.
Lembramos aos noivos que o cancelamento do Matrimônio seguirá os critérios expostos neste guia. Não agendas nem cancelamos matrimônio por telefone, carta ou e-mail.

Curso de Noivos

Na Paróquia Santo Ivo o curso de noivos concentra-se na parte mais importante do casamento: os noivos. O período do curso serve para dar aos noivos um tempo para respirar, olhar com mais carinho para o futuro, tirar dúvidas e entender suas próprias escolhas para entrar no casamento com segurança.
Informações sobre o curso
  • O curso é ministrado durante um domingo
  • Todas as atividades serão desenvolvidas no salão da Paróquia Santo Ivo
  • Não será cobrada taxa de inscrição. Será solicitada uma doação em dinheiro para cobertura dos custos, cujo valor ficará sempre a critério de cada um.

Duração da celebração

Exceto em dias de casamento único, os noivos dispõem de uma hora do espaço da igreja para uma celebração sacramental digna e calma.

Pontualidade

Para que o enlace seja solenizado liturgicamente será preciso que todos cheguem no horário certo. Se a noiva atrasar a cerimônia poderá ser abreviada, o que é desconfortável em dia de festa. Marque no convite 15/30 minutos antes do horário fixado na igreja

Documentos necessários

O casal deve apresentar as cópias dos documentos:
  • RG e CPF
  • Comprovante de endereço
  • Certidão de Batismo atualizada com validade de 6 meses
  • Comprovante de participação do encontro de preparação para o Matrimônio e curso de noivos com validade de 1 ano

Entrega

Os documentos devem ser entregues na secretaria da Paróquia mais próxima da residência de um dos noivos, com três meses de antecedência do casamento.
Caso a Paróquia mais próxima não seja a Paróquia Santo Ivo, favor pedir a transferencia deve ser trazida para esta Paróquia com antecedência de no mínimo um mês da data do matrimônio.

Noivos divorciados e Mista Religião

Caso os noivos sejam divorciados e não casados na igreja ou para os casamento de mista religião (condições diferenciadas), os mesmo precisam informar a secretaria da Paróquia, pois tais condições requerem uma autorização da Arquidiocese de São Paulo.
Não serão celebrados matrimônios se ao menos um dos noivos já foi casado na Igreja Católica Apostólica Romana, salvo se exibir prova de nulidade matrimonial emitida pelo Tribunal Eclesiástico

Cancelamento

No caso de cancelamento, não será devolvido o valor já pago, salvo por motivo justo (morte ou doença grave)

Padre convidado

É facultativo convidar um padre amigo de outra comunidade para celebrar o casamento, mas a igreja não se responsabiliza se o padre não comparecer. Ele deve respeitar as normas desta paróquia, e se houver atraso da noiva, a cerimônia deve ser reduzida.
Pede-se que confirme com antecedência o nome completo do sacerdote, telefone, paróquia e diocese a que ele pertence.

Casamento religioso com efeito civil

Nos termos da lei federal n. 6015/73 é possível realizar casamento religioso com efeito civil.
Se os noivos optarem pelo casamento religioso com efeito civil, deverão se dirigir ao cartório mais próximo da residência de um dos dois para dar entrada, pelo menos 60 dias antes da data do religioso.
Verificar junto ao cartório quais documentos e procedimentos necessários serão exigidos. Caso seja solicitado pelo cartório algum requerimento da igreja, entre em contato com a secretaria da paróquia para retiro-lo.
Para realiza na Igreja o casamento com efeito civil a documentação relativa ao casamento civil deverá ser entregue na paróquia 15 dias antes da cerimônia.

Para profissionais e noivos

Os noivos devem comunicar a igreja com 30 dias de antecedência, o nome dos profissionais que executarão serviços em sua cerimônia de casamento.
Os profissionais sugeridos neste guia de noivos estão cientes das normas para trabalhar o recinto deste templo.
Tal credenciamento não representa nenhuma indicação da administração da paróquia por determinado profissional, mantendo-se distanciada do jogo de interesses em causa.
Os noivos declaram estar cientes de que a Paróquia Santo Ivo não tem responsabilidade de qualquer natureza em relação às pessoas e empresas por ela sugeridas, seja ela civil, penal, tributária (fiscal e financeira), trabalhista e outras, pelos serviços por eles contratados e a serem prestados no dia da celebração.
O não cumprimento das normas do guia de noivos implicará no cancelamento do serviço profissional em nossa igreja.
Os profissionais que prestarem serviço na igreja e que não estejam cadastrados no guia pagarão uma taxa (verifique os valores com a secretária).
Recomendamos a preferencia pelos profissionais cadastrados neste guia. Essa prerrogativa não se aplica ao serviço de decoração.