Nosso Padroeiro

Santo Ivo (Yves Helory de Kermartin) nasceu nas proximidades de Treguier na Baixa Bretanha na França, em 17 de outubro de 1253. Aos 14 anos, foi à Paris onde cursou filosofia e teologia, direito civil e direito canônico. Ordenado sacerdote, por quatro anos foi juiz eclesiástico na diocese de Rennes.
Filho de família nobre, adotou uma vida de extrema pobreza e se caracterizou pela defesa gratuita dos pobres. Morreu em 19 de maio de 1303. Seu corpo foi sepultado na Catedral de Tréguier e foi o primeiro Santo a ser canonizado em processo regular em 1347. É o padroeiro dos advogados e da Magistratura, e sua festa é celebrada no dia 19 de maio, ficou conhecido como o “Advogado dos Pobres”.
Conta história que um dia, librou uma pobre mulher da prisão quando lhe faltava apenas o veredicto final. Dois farsantes haviam entregue à ela uma mala com outro e dinheiro, para que a guardasse e somente a entregasse na presença dos dois. Passados alguns dias, os ladrões levaram adiante o seu plano: o primeiro conseguiu que a mulher lhe entregasse a mala e o segundo a levou ao tribunal, acusando-a de roubo. Compadecido dela, Santo Ivo foi ao tribunal e disse: Esta mulher sabe onde se encontra a mala e está disposta a exibi-la. Pediram então que ela a mostrasse. Santo Ivo acrescentou: uma vez que a acusada somente pode devolver a mala na presença dos dois interessados, fica o demandante obrigado a apresentar o seu companheiro ao tribunal…
Santo Ivo conquistou a estima de todos pela integridade de vida e pela imparcialidade de seus juízos. Ele próprio ia buscar nos castelos o cavalo, o carneiro roubado dos pobres sob o pretexto de impostos não pagos.

Oração Santo Ivo

Glorioso Santo Ivo, lírio da pureza, apóstolo da Caridade e defensor intrépido da Justiça.
Vós que, vendo nas leis humanas um reflexo da lei eterna, soubestes conjugar, maravilhosamente, os postulados da Justiça e o imperativo do amor cristão, assisti, iluminai, fortalecei a classe jurista, os nossos juízes e advogados, os cultores e intérpretes do Direito, para que, os seus ensinamentos e decisões, jamais se afastem da equidade e da retidão.
Amem eles a Justiça, para que consolidem a paz; exerçam a caridade, para que reine a concórdia; defendam e amparem os fracos e desprotegidos, para que, pospostos todos os interesses subalternos e toda sujeição de pessoas, façam triunfar a sabedoria da lei sobre as forças da Justiça e do mal.
Olhais, também, para nós, glorioso Santo Ivo, que desejamos copiar Vossos exemplos e imitar as Vossas virtudes. Exercei, junto ao trono de Deus, Vossa missão de advogado e protetor nosso. a fim de que nossas preces sejam favoravelmente despachadas e sintamos os efeitos do Vosso podereso patrocínio.
Amém

Na cidade de São Paulo Devoção

Os advogados de São Paulo há 51 anos possuem um espaço próprio para o seu padroeiro Santo Ivo. Situada no Jardim Lusitania, a Paróquia Santo Ivo anualmente reune e congrega as diversas instituições que representam a classe jurista, especialmente os advogados. Santo Ivo é pouco conhecido e também pouco se tem procurado saber de sua espiritualidade por isso, acredita-se que com a chegada da sua relíquia e a constante exposição junto aos devotos, possibilite uma maior curiosidade sobre a vida do santo considerado o Advogado dos pobres. Os padres Agostinianos Recoletos unem seu carisma de viver o evangelho desde a busca da ciência e da caridade ao carisma ivoniano, que visa construir o reino desde a prática da justiça na caridade, zelando e cuidado da pastoral segundo a orientação da Arquidiocese de São Paulo na Região Ipiranga e no setor Vila Mariana.
No ano de 2013 a Paróquia Santo Ivo, celebrou seus 51 anos do lançamento da pedra fundamental com a memória da primeira festa de Santo Ivo na qual, aconteceu o início das obras da Igreja em um terreno adquirido pela Ordem dos Agostinianos Recoletos. A construção do templo contou com a ajuda de todo o povo da região, aos cuidados de Frei Lourenço Lopes no inicio e depois com Frei Casto Santos, que teve seu nome na história da Igreja. Hoje 51 anos depois elevamos a Deus nossa ação de graças por todas as bênçãos e realizações.
Agradecemos a Ordem Agostiniana Recoleta através da Província de Santo Tomás de Villanova pela dedicação e a missão junto a esta comunidade ao longo desses 51 anos, ajudando a instruir na fé, aqueles que têm a difícil missão de construir uma sociedade fundamentada na Justiça e no Direito à luz do Projeto Evangélico, de fazer acontecer no mundo um reino de justiça e paz também nesta parcela da sociedade paulistana.
A relíquia de Santo Ivo tem exposição permanente na igreja. Ela foi inaugurada durante as festividades que estenderam no dia 19 ao 21 de maio de 2011.